Você sabe os benefícios que a Água Oxigenada traz?

Há muita informação nas mídias sociais sobre os benefícios da água oxigenada. Um produto barato e simples que levanta dúvidas quanto à sua real eficácia e uso adequado dependendo do volume. Para descobrir o que é mito ou verdade, conversamos com o farmacêutico bioquímico e mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFOP, Levi Eduardo Soares Reis. Olhe abaixo:

A água oxigenada pode ser usado para tudo?

A água Oxigenada (H2O2) ou peróxido de hidrogênio é um protótipo dos peróxidos, indicado em diversas situações. No entanto, nem todas as funções que lhe são atribuídas são reais e, se não forem utilizadas conforme as instruções, podem revelar-se prejudiciais em determinadas situações.

A água oxigenada se decompõe rapidamente e libera oxigênio quando entra em contato com a catalase, uma enzima encontrada no sangue e na maioria dos tecidos. Este efeito pode ser reduzido na presença de matéria orgânica. Pode, portanto, ser útil na remoção de material infectado através da ação mecânica do oxigênio liberado, limpando a ferida muitas vezes melhor do que soro fisiológico ou outros desinfetantes. Portanto, atua como desinfetante, desinfetando o local e matando os germes. No entanto, não deve ser usado para cavidades fechadas ou abscessos dos quais o oxigênio não pode ser liberado.

Veja mais benefícios a seguir: